Outros Atrativos

• Publicado em: 01/12/2017 às 09:38   |   Imprimir

Informações sobre a visitação ao Sitio Histórico São Miguel Arcanjo.

Visitação ao Sítio: Horários- Durante o horário de verão: 9h ás 12h - 14h ás 20h.

Restante do ano: 9h ás 12h - 14h ás 18h.

Nas segundas-feiras o Sitio abre para visitação somente a partir das 17h durante o horário de verão e no restante do ano as 16h.

Valor dos ingressos para visitação ao Sítio:

-Adultos R$ 5,00

- Estudantes e crianças acima de 6 anos 2,50

- Idosos acima de 60 anos não paga.

Obs.: Escola pública mediante oficio endereçado ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) – Chefe do Escritório – Adriana Almeida.

Este oficio deve conter a relação dos alunos, com identidades, em papel timbrado da escola, carimbado e assinado pelo diretor, solicitando a isenção do ingresso para visitação ficam isentos para a visitação.

O Museu das Missões

Projetado por Lúcio Costa foi construído em 1940, abriga a arte sacra missioneira dos séculos XVII a XVIII.

Terça a Domingo: 9h ás 12h - 14h ás 18h.

Atrativos Turísticos e Informações Gerais:

O que visitar no Sítio Histórico São Miguel Arcanjo?

Cruz Missioneira: Símbolo de fé redobrada e proteção nas Missões.

Sino: Está no Museu das Missões, foi feito na Redução de São João Batista, estava na torre da Igreja de São Miguel Arcanjo.

Igreja: Projetada pelo Arquiteto italiano Gean Batista Primolli, construída em 1735 em pedra grês, e coberta com telha de barro.

Colégio: Local em que os meninos aprendiam a escrever e ler.

Oficinas: Nas reduções tinham várias oficinas, da escultura, pintura, música, tecelagem, ourives...

Cemitério: Cemitério dos índios, estava localizado à direita da igreja, nesse local enterravam os mortos separados por sexo, ou seja, meninos(as), homens e mulheres.

Cotiguaçu: Casa grande onde viviam as viúvas que tinham tarefas, uma delas era cuidar dos órfãos.

Casas: As casas dos índios localizavam-se ao redor da praça, possuíam seus alpendres e avarandados.

Hospedaria: Localizada ao lado das oficinas, tinha a finalidade de hospedar viajantes de outras reduções.

Outros Atrativos

Pórtico de Acesso ao Município – RS 536

O Pórtico de São Miguel das Missões é um ato de homenagem ao povo guarani, aos jesuítas e a todos que participaram do processo de colonização de formação de uma cultura nobre e única, que é a cultura missioneira. Localizado a 16 km da sede do Município, o pórtico possui esculturas que representam São Miguel Arcanjo, Pe. Jesuíta e o Cacique Sepé Tiarajú – A frase dita por Sepé Tiarajú na Guerra Guaranítica esta escrita em guarani – CO YVY OGUERECO YARA (Esta terra tem dono).

Fonte Missioneira

Está localizada aproximadamente a 1 km do Sítio Arqueológico, era um local de onde os índios buscavam água.

Horário de visitação

Horário de verão: 9h às 20h

Restante do ano:  9h às 18h

Acesso Gratuito

Manancial Missioneiro

Uma espécie de Museu Popular com acervo variado, está localizado a 100mts do Sitio Arqueológico

Diariamente das 8h às 18h

Contribuição espontânea

Aldeia Indígena - Tekoa Koenjú

Localizada a 30 km da sede do Município.

Visitas mediante agendamento.

Contato para agendamento: (Aniceto 9 9604-4677/ 9 9654-4609 ou Pascoal  9 8422 5861)

Atrativos Turísticos na Região das Missões

www.rotamissoes.com.br

Santo Ângelo: Catedral Angelopolitana, Museu Municipal, Memorial do Prestes (Estação Ferroviária).

Sítios Arqueológicos: São João Batista, São Lourenço e São Nicolau.

Santuário do Caaró

São Luiz Gonzaga: Esculturas missioneiras na Igreja Matriz, Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Museu Municipal.